Testes conduzidos com uma variante mutante do coronavírus (SARS-CoV-2) revelaram uma taxa de letalidade de 100%. Cientistas chineses realizaram esses estudos e observaram que todas as cobaias sucumbiram de forma ‘inesperada’ após oito dias de experimentação.
Os pesquisadores reproduziram um vírus semelhante ao causador da Covid-19, conhecido como GX_P2V, e o testaram em ratos geneticamente modificados para expressarem a proteína AC2, necessária para o SARS-CoV-2 infectar as células humanas. Essas descobertas foram divulgadas pelo tabloide britânico Daily Mail.
Surpreendentemente, os cientistas detectaram altos níveis de carga viral no cérebro e nos olhos dos ratos, indicando uma propagação diferenciada do GX_P2V, mesmo sendo relacionado ao coronavírus.
Além disso, de acordo com o Daily Mail, a pesquisa conduzida pela Universidade de Tecnologia Química de Pequim identificou o micro-organismo em pangolins da Malásia em 2017, antes do surgimento da pandemia de covid-19.
O artigo científico pré-publicado no repositório bioRxiv, que ainda não foi oficialmente publicado, ressalta o potencial de transmissão do GX_P2V para os humanos, conforme informado pelo Daily Mail.