Após uma jornada de 48 horas de ônibus, vindo da Bahia até Mato Grosso, Luzinete Andrade dos Santos, 57 anos, servente de obras, conquistou o primeiro lugar na 3ª Corrida Rotary, realizada no domingo (17) na Avenida do CPA, em Cuiabá. Ela percorreu 7 km em 30 minutos, contagiando os participantes com sua energia contagiante. O deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ajudou na entrega de medalhas aos 400 atletas e nas premiações. A Assembleia é uma das parceiras do evento, que combina esporte, lazer e ação social.
A renda das inscrições será destinada à compra de itens ortopédicos para doação a famílias carentes. Atendendo a um pedido do Rotary Club, em novembro do ano passado, Botelho entregou 150 cadeiras de banho, 400 cadeiras de rodas, 30 pares de andadores, 30 pares de muletas canadenses e 90 pares de muletas ortopédicas, adquiridos por meio de emenda parlamentar.
O presidente da ALMT parabenizou os organizadores rotarianos e todos os atletas participantes. A corrida contou com a participação dos Rotary Clubs: CPA, Cuiabá Bandeirantes, Cuiabá, Taiamã, Várzea Grande Aeroporto, Várzea Grande Cristo Rei, e das Casas da Amizade de Cuiabá CPA e Cuiabá Bandeirantes.
“O esporte tem o poder de transformar vidas. É inspirador ver essas pessoas participando da corrida de rua e apoiando o Rotary, que realiza um trabalho filantrópico importante na capital e em todo o estado. Luzinete é um exemplo disso, veio da Bahia só para competir em Cuiabá. Parabéns aos atletas que aceitaram o desafio dos 7 km e superaram seus limites”, afirmou Botelho.
Dedicação, coragem e ambição impulsionam a carreira esportiva de Luzinete Santos. Sem nenhum patrocínio, a corredora de maratonas enfrenta uma rotina de sacrifícios. “Essa corrida significa muita superação para mim. Trabalho o dia todo e faço meus treinos sozinha, não tenho dinheiro para pagar uma academia, mas isso nunca me impediu de competir”, disse ela, enfatizando os 14 km que corre diariamente.
O casal Uilton Henrique, 43 anos, e Sandra de Oliveira, 46 anos, completou a prova juntos e com bom humor. “Ele é mais rápido do que eu, minha maior dificuldade foi a última subida, mas estou muito feliz por ter completado a corrida”, comemorou Sandra.
“Pretendemos aumentar o número de entidades envolvidas na organização e expandir o número de voluntários”, destacou Pablo Leonardo Rosa, presidente do Rotary Club de Cuiabá CPA.
A deputada federal Gisela Simona também correu os 7 km e enfatizou a importância da participação feminina no esporte. O especialista em Ortopedia e Traumatologia, vereador Dr. Luiz Fernando, auxiliou nos atendimentos na ambulância, juntando-se ao time de 100 voluntários da 3ª Corrida do Rotary.