A unidade oferece diversos serviços públicos em um único espaço físico, visando facilitar o acesso da população várzea-grandense. Dentre os 144.108 atendimentos realizados em 2023 pelo Centro Estadual de Cidadania (CEC), gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), destacam-se a emissão de documentos, intermediação de mão de obra e habilitação do seguro desemprego.
Localizado no Várzea Grande Shopping, o CEC abriga órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), o Procon Estadual, o Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal e Estadual), a Secretaria de Fazenda (Sefaz), a Politec e a Setasc, proporcionando um amplo leque de serviços.
No ano de 2023, os serviços do Detran-MT foram os mais demandados, totalizando mais de 82 mil atendimentos, abrangendo processos de renovação de CNH, captura de imagem, exame teórico, emissão de taxas e autenticação, entre outros.
Usuários como Elaine de Fátima Leite, moradora do bairro Cristo Rei, elogiaram a eficiência e agilidade nos atendimentos, destacando a comodidade proporcionada pelo CEC. Outro destaque foi a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), que realizou mais de 9,3 mil atendimentos, incluindo emissões e entregas da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, ressaltou o compromisso do CEC em oferecer atendimento de qualidade, concentrando diversos serviços em um único local para melhor atender à população.
A coordenadora do CEC, Aciele Miranda da Silva, enfatizou a importância de ter um espaço descentralizado e de fácil acesso, facilitando o atendimento para aqueles que buscam serviços diversos. Além disso, agradeceu à população pela confiança no trabalho da unidade e anunciou a ampliação dos serviços para o ano seguinte.
O Sine-MT também se destacou, registrando mais de 13,7 mil atendimentos, incluindo captação de vagas de emprego, orientação para emissão de carteira de trabalho digital, intermediação de mão de obra e habilitação de seguro desemprego.
A Setasc ofereceu mais de 31,1 mil atendimentos para esclarecimento de dúvidas, solicitação de informações, orientações gerais e ações de cidadania. O Procon-MT contabilizou 4,2 mil atendimentos, abrangendo a abertura de processos de reclamação e orientações.
A presença da Secretaria de Fazenda no CEC, até maio, resultou em 3.215 atendimentos, entre presenciais e remotos, envolvendo informações tributárias e emissão de notas.
O Centro Estadual de Cidadania funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (65) 3694-0503.