O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) está avançando na adoção de energia solar em sua sede em Cuiabá. A instalação de 160 painéis solares sobre estruturas metálicas, que também funcionarão como cobertura para os estacionamentos, está em andamento.
Paulo de Brito Ferreira, engenheiro da Coordenadoria de Obras e Engenharia do Detran-MT, responsável pelo acompanhamento técnico do projeto, destaca que a iniciativa visa economizar 206,20 MWh de energia por ano, resultando em redução nos custos com eletricidade na sede.
Além dos benefícios econômicos, o sistema de energia solar contribui para a preservação ambiental ao reduzir o desperdício de energia e minimizar a utilização de recursos naturais. Por ser uma fonte renovável, também não agride o meio ambiente.
Gustavo Vasconcelos, presidente do Detran-MT, enfatiza que o projeto não só traz economia financeira, mas também possibilita investimentos contínuos em melhorias físicas e tecnológicas para a instituição.
Essa iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa e está em conformidade com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Detran-MT fornecerá as estruturas metálicas e será responsável pela manutenção e operação dos equipamentos instalados.