Fornecendo as últimas notícias de última hora!

Museu Residência dos Governadores retrata a história da política e arquitetura de MT

A Residência dos Governadores, localizada no centro de Cuiabá, é o ponto focal para entender e preservar a história da moradia dos líderes do Poder Executivo Estadual entre as décadas de 40 e 80. Este espaço cultural, sob a administração da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), exibe de maneira permanente e didática itens do antigo mobiliário, proporcionando uma experiência de visitação gratuita.

O acervo inclui móveis, louças, pratarias e objetos decorativos que proporcionam uma imersão na história política de Mato Grosso. A maior parte desses itens foi adquirida na década de 1940 por Maria Ponce de Arruda Muller, esposa do interventor Júlio Muller, que governou o Estado de 1937 a 1945.

Além disso, o espaço apresenta móveis e objetos de decoração do antigo Palácio Alencastro, que sediava o governo estadual, mantendo uma conexão direta entre o chefe do executivo e a Residência por meio de uma passarela.

A própria construção possui significativo valor histórico e arquitetônico. Erguida em 1939, foi a primeira residência na cidade a contar com piscina e fogão a gás, representando inovações notáveis para a época.

O superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, o arquiteto Robinson de Carvalho Araújo, destaca que a Residência dos Governadores influenciou o ordenamento urbano da cidade, sendo construída com um recuo para o jardim na frente, uma prática incomum na época.

Ao visitar o Museu Residência, a população tem a oportunidade de conhecer uma parte importante da história de Mato Grosso, visualizando como eram as moradias dos governantes, a configuração dos ambientes e como a ocupação do imóvel se relacionava ao poder executivo do Estado.

A visitação é gratuita e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. O agendamento prévio é necessário apenas para grupos, já que o espaço comporta cerca de 15 pessoas por vez. Para agendar visitas de escolas e outros grupos, entre em contato pelo telefone (65) 3321-6589.

A Residência dos Governadores, inaugurada em 1940, durante o governo do Interventor Júlio Muller, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1983. Ao longo de 45 anos, abrigou 14 governadores de Mato Grosso e seus familiares, sendo desativada como residência oficial em 1986.

Elaborado pelo arquiteto Humberto Kaulino, o projeto segue o estilo neocolonial de matriz hispano-americana, baseada na arquitetura das missões franciscanas da Califórnia, nos Estados Unidos. A Residência dos Governadores, agora com finalidade museológica, foi reaberta em novembro de 2018.

Serviço

Visitação ao Museu Residência dos Governadores Entrada gratuita De segunda a sexta-feira Das 8h às 12h e das 14h às 17h30 Agendamento para grupos: telefone 65 3321-6589

Share this article
Shareable URL
Next Post

SER Família Capacita realiza a formatura de mais duas turmas em Cáceres

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read next