Fornecendo as últimas notícias de última hora!

Reabertura do Espaço de Identificação Infantil na Próxima Semana Após Reforma

Está previsto que, a partir do próximo dia 22, os serviços no Espaço de Identificação Infantil estejam normalizados. Com a expansão do local, espera-se que o número de agendamentos diários triplique.

O Espaço de Identificação Infantil, uma parte do Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), encontra-se temporariamente fechado para reforma e ampliação. Este espaço atende crianças de 0 a 5 anos na emissão de documentos de identificação. A previsão é de que a partir de 22 de janeiro, os atendimentos voltem ao normal, após a suspensão durante o recesso parlamentar em 2023. Com as obras, a expectativa é de que o número de agendamentos diários aumente de 15 para 50. Para agendar, é necessário entrar em contato pelo telefone (65) 3313-6435.

O Espaço Cidadania da ALMT, que reúne serviços essenciais para os cidadãos, é o primeiro posto de identificação no Brasil a oferecer biometria para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças de 0 a 5 anos. Essa inovação tornou possível a informatização do processo, servindo de exemplo para outros estados do país.

“Aqui somos pioneiros no serviço de biometria para crianças de 0 a 5 anos, sendo o único posto no país com esse equipamento. Antes, as digitais dos menores ficavam sujas com as tintas dos carimbos. Hoje, a realidade é diferente, tudo é digitalizado. Estamos expandindo o espaço para melhor atender as crianças e aumentar os agendamentos de 15 para 50 por dia, com horários marcados, sem filas e com conforto”, explicou a ouvidora-geral da ALMT, Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira.

Além do atendimento infantil, o Espaço Cidadania oferece serviços para confecção da CIN para adultos. “Distribuímos aproximadamente 180 senhas por dia. No início do ano, a procura está intensa, muitas pessoas vêm à ALMT durante as férias escolares”, destacou a gerente do Espaço Cidadania, Rosinéia de Jesus, informando que em 2023 foram emitidas cerca de 36 mil carteiras de identidade para adultos e crianças.

Serviços

Ouvidoria Geral – Responsável por receber, avaliar e encaminhar denúncias, reclamações, solicitações, elogios, sugestões e considerações referentes a atos administrativos. A Ouvidoria é uma via direta de comunicação do cidadão com a Casa de Leis, promovendo transparência e responsabilidade.

Detran, Procon e Defensoria Pública estão vinculados à Ouvidoria Geral no Espaço Cidadania, que oferece quatro canais para manifestações: ouvidoria online, e-mail, presencial e disque-ouvidoria.

Espaço Cidadania

Desde março de 2009, oferece serviços públicos essenciais, como emissão de Carteira de Identidade Nacional e Certidão de Antecedentes Criminais.

Atendimento em dias úteis: por ordem de chegada – 7h às 16h

Telefone: (65) 3313-6529

Atendimento exclusivo para crianças de 0 a 5 anos

Atendimento em dias úteis: 7h às 17h, agendamento exclusivo pelo telefone

Telefone: (65) 3313-6435

Defensoria Pública

A Defensoria Pública oferece serviços como solicitação de declaração de hipossuficiência, segunda via de CIN, certidão de nascimento e isenção matrimonial.

Atendimento em dias úteis: 7h às 17h

Telefone: (65) 3313-6960 / (65) 3313-6418 / (65) 3313-6961

Procon

O Procon Estadual no Espaço Cidadania, localizado no saguão principal da Assembleia Legislativa, oferece atendimento em dias úteis, das 8h às 17h.

Telefone: (65) 3313-6528

Detran

No local são ofertados diversos serviços relacionados a habilitação e veículos.

Atendimento em dias úteis: 8h às 17h

Telefone: (65) 3313-6524

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Polícia Civil prende autor de homicídio de jovem trans em Lucas do Rio Verde

Next Post

Thiago Silva destina R$ 3,6 milhões para cirurgias eletivas em Rondonópolis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read next